Os 5 Melhores Filmes inspirados na Mitologia Grega

1. Percy Jackson e o Ladrão de Raios (2010) : Percy Jackson E O Ladrão De RaiosBaseado nos livros escritos por Rick Riordan, o filme apresenta Percy Jackson, um garoto que descobre ser um semideus, filho do deus do mar Poseidon com uma humana. Ao lado da filha de Atena, Annabeth, e seu protetor, Grover, Percy parte em uma incrível aventura, enfrentando vários monstros mitológicos para provar que não roubou o raio de Zeus.

No filme, Percy mata Medusa olhando-a através de um Ipod, enquanto o Perseu original a matou olhando-a pelo reflexo de seu escudo. Ainda no filme, Percy mata Minotauro, personagem que, na mitologia grega, foi morto por Teseu.
2. Tróia (2004)
movie_troyBrad Pitt dá vida ao mítico guerreiro Aquiles. O filme é dirigido por Wolfgang Petersen e é adaptado da Ilíada de Homero.
O filme narra a épica Guerra de Tróia e seus confrontos fantásticos. O filme opta por ser mais realista, sem mostrar o lado mitológico da guerra. E, no filme, Menelau é morto por Paris, enquanto na história original, ao final da guerra, tendo vencido os troianos, Menelau não só sobrevive, como ainda recupera Helena. E a Guerra que durou 10 anos, no filme, não durou muito mais que alguns dias.
3. Imortais (2011)
imortaisO brutal e sanguinário Rei Hyperion e seu exército de assassinos destroem tudo que encontram em seu caminho na busca pelo lendário Arco de Épiro, um arma feita por Ares que tem o poder de libertar os titãs, que há séculos foram aprisionados, para assim libertar os titãs e destruírem os deuses do Olimpo, fazendo com que Hyperion se torne o mestre do mundo.
O filme também alterou a verdadeira lenda de Teseu no fato de ele marcar o caminho de volta do labirinto com sangue e não com o fio de Ariadne, o verdadeiro par romântico do herói na mitologia que não aparece no filme e que é substitúida por uma simples oráculo. O Arco de Épiro é uma arma criada para a história do filme, e não existe na mitologia grega. O Rei Hipérion também é um personagem fictício – Hipérion existe na mitologia, mas ele é um dos 12 titãs e não um simples rei – O clássico confronto de Teseu contra o minotauro é mantido, mas o “Minotauro” do filme é um dos soldados de Hipérion que, incumbido de matar Teseu, coloca um capacete de chifres e cabeça de touro.
4. Helena de Tróia (2003)
helenadetroiaHecuba, a rainha de Tróia, teve um filho que se chamaria Alexandre, mas Príamo, o rei, dava atenção às premonições de sua filha, Cassandra, que disse que se o bebê não fosse morto, Tróia seria destruída. Então, Príamo ordena a um serviçal que atire a criança do alto de uma montanha. O encarregado de cumprir a ordem real não tem coragem de matar o bebê e o abandona. Um pastor acolhe o bebê e o chama de Páris, e o cria como se fosse seu. Os anos se passam e Páris se torna um belo jovem, que cuida de um rebanho de cabras. Um dia, ele tenta recuperar um cabrito, que foi manipulado por três deusas: Hera, Atena e Afrodite. Elas disputavam entre si qual delas seria a mais bela e escolheram Páris como juiz. Hera lhe prometeu riquezas inimagináveis se fosse a escolhida, já Atena disse que lhe daria vitórias para sempre e Afrodite lhe promete a mulher mais bela do mundo: Helena.
5. Fúria de Titãs (2010)

furiadetitasAinda que seja o filme de mitologia grega que mais fez sucesso, é também o que tem mais erros e desvios em relação as verdadeiras lendas. Ao contrário do que é dito no filme, Zeus não traiu Hades, Hades não criou Kraken e os pais de Perseu não foram mortos por Hades. Perseu não via problemas em ser um dos filhos de Zeus. Além disso, personagens presentes no filme como Cáligo e os feiticeiros do deserto, que dominavam os escorpiões, simplesmente não existem nos registros da mitologia grega.

Fontes:
COSTA, Marcello Oliveira. Percy Jackson e a Mitologia. Disponível em <http://sobresagas.com/coluna-percy-jackson-e-a-mitologia&gt; Publicado em Fevereiro 2013 Acesso em 19/02/2013
GOMES, Bruna. Percy Jackson e Perseu, de Fúria de Titãs, são a mesma pessoa?. Disponível em <http://vejasp.abril.com.br/blogs/cinema-filmes/perseu-percy-jackson-furia-de-titas&gt; Publicado em 27/05/2010 Acesso em 19/02/2013
FOLHA, Livraria da. Conheça as lendas dos deuses que aparecem em “O Ladrão de Raios”. Disponível em <http://www1.folha.uol.com.br/folha/livrariadafolha/ult10082u693359.shtml&gt; Publicado em 12/02/2012 Acesso em 19/02/2013
About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s